Empresas apostam em sustentabilidade

Texto: Thais Custodio • Foto: Pixabay 2/NOV/2020 Meio ambiente
A pandemia do novo coronavírus reforçou a necessidade de mobilização das empresas em prol de pautas relacionadas à sustentabilidade. É o que afirma a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que visa engajar o setor privado no desenvolvimento de ações que contribuam para o alcance da Agenda 2030 das Nações Unidas. No primeiro semestre deste ano, 115 organizações se tornaram signatárias da Rede, um crescimento de 11,3% em comparação com 2019 – a iniciativa já totaliza 1.017 integrantes.

Grandes companhias estão divulgando metas para reduzir o impacto ambiental negativo. Um dos exemplos é a Google, que assumiu em setembro o compromisso de operar com energia livre de carbono, 24 horas por dia, em todas as suas instalações no mundo até 2030. Para tanto, a empresa vai combinar energia eólica e solar e aumentar o uso de armazenamento em bateria. A Google já havia se declarado neutra em emissões de carbono em 2007.

Outro exemplo vem do grupo L'Oréal, que anunciou, em junho, compromissos de sustentabilidade para esta década – entre eles, alcançar a neutralidade de carbono em todas as unidades até 2025, optando por energia renovável, e utilizar somente plásticos de fontes recicladas ou renováveis nas embalagens dos produtos até 2030.