'Mulan': longa promete ser diferente da animação

Texto: Ruthe Barros • Imagem: Divulgação / Lumiere 27/FEV/2020 Cultura
Atualização em 14/MAR/2020: eventos no município do Rio de Janeiro estão cancelados por 15 dias, conforme decreto publicado em 13/MAR/2020 para regulamentar o enfrentamento ao coronavírus na cidade.

Na última semana de março, a Disney lançará mais uma live action de um dos clássicos feitos pela companhia. “Mulan” conta a história de uma jovem que arrisca a própria vida para lutar no lugar do pai doente. Diferente da versão animada, “Mulan o filme”, segundo a diretora do longa, Niki Caro, em entrevista ao Digital Spy, terá um enredo diferenciado para retratar a realidade de uma guerra. Sem músicas e personagens como o dragão Mushu.

Os nomes dos personagens também serão diferentes da animação de 1998. Por exemplo, Fa Mulan será Hua Mulan e seu pai Fa Zhou será Hua Jun. Na animação, a personagem Mulan é filha única, mas no filme ela terá uma irmã. O elenco conta com Liu Yifei como Mulan; Donnie Yen como Comandante Tung; Jason Scott Lee como Böri Khan; Yoson An como Cheng Honghui; com Gong Li como Xianniang, e Jet Li como o imperador da China.

Niki Caro já produziu filmes como “McFarland dos EUA” (2015) e “O zoológico de Varsóvia” (2017). Os roteiristas são Rick Jaffa, Amanda Silver, Elizabeth Martin e Lauren Hynek. O roteiro é baseado em um poema chamado “A balada de Mulan”. O live action “Mulan” estreia no Brasil em 26 de março de 2020.