Xiaomi conquista espaço no mercado de smartphones

Texto: Raíssa Nigre • Imagem: Unsplash 5/MAR/2020 Tecnologia
Conhecida nas redes sociais como o melhor custo-benefício, a marca Xiaomi tem atraído consumidores fiéis no mercado de telefonia. Com isso, a empresa chinesa ao longo de 10 anos se tornou a quarta maior fabricante de smartphones do mundo.

Parte do sucesso da empresa no Brasil se deve ao preço de venda, já que os celulares comercializados possuem preços mais baixos e oferecem desempenho operacional similar a aparelhos mais caros de grande marcas, como Samsung e Motorola. Importando os dispositivos de sites como o Aliexpress é possível adquirir os aparelhos a valores ainda mais atrativos.

Cliente da Xiaomi há nove meses, a estudante Aline de Paula diz que os diferenciais que a levaram a escolher a marca foram a relação custo-benefício e a duração de bateria. Ex-usuária dos smartphones da Apple por seis anos, Aline comenta: “Tive dois iPhones, que apesar de serem realmente muito bons ainda pecam na qualidade e durabilidade das baterias, o que é o ponto chave para mim, já que dependo que o celular fique quase o dia inteiro fora da tomada”.

Três anos após o término das operações no Brasil, a gigante chinesa retomou as atividades no país. Embora a estratégia da empresa seja a venda online, atualmente ela conta com duas lojas físicas em São Paulo. Nas lojas estão à venda cerca de 250 produtos, incluindo os aparelhos mais procurados.