Circulação reduzida no bairro
Prefeitura restringe acesso de veículos ao Méier
Por decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 18 de maio o acesso de veículos à rua Dias da Cruz, principal via do Méier, será restrito aos moradores da região. A decisão de bloquear parcialmente os centros comerciais com maior índice de aglomeração foi tomada para reduzir a propagação do novo coronavírus na cidade. Outros dez bairros também foram afetados: Santa Cruz, Freguesia, Taquara, Realengo, Guaratiba, Tijuca, Grajaú, Pavuna, Cascadura e Madureira.
Junto à restrição na circulação de carros nessas regiões, foram anunciadas novas medidas proibitivas para a cidade do Rio. Entre elas está o impedimento da realização de apostas presenciais
em agências lotéricas; estacionamento de veículos na orla entre as praias do Leme ao Pontal; funcionamento de bares; abertura de comércio (exceto supermercados e farmácias) e realização de obras não emergenciais.
A adoção de um bloqueio total, o "lockdown", é estudado pelos governos federal e estadual, mas uma decisão ainda é incerta. Na coletiva de segunda-feira (11), o prefeito comentou que ao exporem-se desnecessariamente, as pessoas fazem com que o vírus se propague e sobrecarregue os hospitais, aumentando o risco de mortes. “Precisamos impedir que mais pessoas adoeçam e haja casos graves chegando às unidades de saúde do município”, declarou Crivella.