Atletas brasileiros treinam rumo a Tóquio 2021

Texto: Nicollas Rodrigues • Foto: Unsplash 2/SET/2020 Esportes
Devido à pandemia do novo coronavírus, a maior competição esportiva do mundo foi adiada pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna – pleo novo calendário, as olimpíadas terão início em 23 de julho de 2021. Sem medidas eficientes para o controle da propagação da doença, atletas brasileiros sofrem para manter a rotina de treinos no país.

Uma pesquisa realizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), no mês de julho, apontou que 56% dos atletas de todo o mundo tinham dificuldades para treinar durante a pandemia. E entre os pesquisados estavam os brasileiros.

Para solucionar a questão dos treinamentos, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recorreu a uma autorização baseada nas condições especiais para brasileiros em exercício da profissão no país e deu início à Missão Europa, levando mais de 100 atletas para treinar em cinco centros desportivos em Portugal. O objetivo é até o final do ano transferir mais de 200 competidores de 16 modalidades.

Os centros de treinamento em Portugal são os favoritos como base do Time Brasil antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mas o COB segue avaliando o uso de estruturas em outros países e afirma não ter nada fechado.