Pirataria sofre queda na internet

Texto: Nayara Oliveira • Foto: Pixabay 25/SET/2020 Tecnologia
Arquivos pirateados tiveram uma queda de 91% na internet após a prisão de três membros de um grupo de piratas americanos no fim de agosto. Enquanto a gangue esteve em atuação foram contabilizados 1.944 lançamentos e uploads de várias categorias, como filmes, músicas, livros e jogos em sites ilegais. Após a prisão dos três membros esse número caiu para 168, segundo o site de notícias Torrentfreak.

No início de setembro outros 29 sites foram derrubados e estão preocupando outros grupos de piratas que temem que essa ação seja apenas o início de uma “caça às bruxas” a produtos pirateados na rede. Antes de esses sites serem derrubados era possível contabilizar 450 milhões de acessos ao redor do mundo, de acordo com estudos realizados pela MUSO (consultoria britânica de rastreamento antipirataria) em fevereiro deste ano.

Ainda de acordo com a MUSO, com a flexibilização da quarentena no Brasil houve uma queda significativa da procura por conteúdos piratas na internet. Porém, responsáveis por disponibilizar esses conteúdos estão diminuindo o fluxo de lançamentos por conta das investigações, sem que isso indique um esfriamento de ações irregulares na web.