Paes lidera Datafolha com 30% no Rio de Janeiro

Texto: Nariene da Silva Xavier • Imagem: Freepik 6/NOV/2020 Política
Pesquisa de preferência eleitoral divulgada pelo Instituto Datafolha no dia 8 de outubro apontou o ex-prefeito Eduardo Paes (Democratas) na liderança da corrida para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Já o atual prefeito, Marcelo Crivella, do partido Republicanos, foi citado por 14% dos entrevistados. Na sequência apareceram a ex-delegada e deputada estadual Martha Rocha (Partido Democrático Trabalhista), com 10%, e a deputada federal Benedita da Silva (Partido dos Trabalhadores), com 8%.

Ainda segundo a pesquisa, Eduardo Paes lidera nos segmentos sociodemográficos, com exceção dos evangélicos e dos que estudaram até o ensino fundamental. E tem as maiores vantagens sobre Crivella entre os mais jovens, entre os mais instruídos, entre os que têm renda familiar mensal de 5 a 10 salários mínimos e entre os católicos. Já Crivella lidera entre os evangélicos.

Entre os demais candidatos, a deputada estadual Renata Souza (Partido Socialismo e Liberdade) e Bandeira de Mello (Rede) apareceram com 3%, e Cyro Garcia (PSTU) tem 2%. Já Clarissa Garotinho (Partido Republicano da Ordem Social), Fred Luz (Partido Novo), Luiz Lima (Partido Social Liberal) e Paulo Messina (Movimento Democrático Brasileiro) tiveram, cada um, 1%. Os votos nulos ou em branco somaram 22% dos entrevistados.