Tecnologia aumenta eficiência de previsões climáticas

Texto: Mariana Rocha • Imagem: Freepik 27/OUT/2020 Tecnologia
Com o intuito de alertar a população e antecipar ações da Defesa Civil, os serviços de meteorologia estão cada vez mais sofisticados tecnologicamente para prever com exatidão os fenômenos climáticos do país.

Os programas computadorizados produzem um estudo de informações variadas sobre a atmosfera, como a temperatura, a análise da formação de nuvens, a pressão atmosférica, umidade relativa do ar, direção e a velocidade do vento. A leitura dos materiais encontrados é feita pelos pesquisadores que validam a procedência das fontes de dados e preveem as condições climáticas correspondentes às referências de espaço e tempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) possui mais de 400 estações meteorológicas, além de 10 Distritos Regionais que recolhem, processam e enviam os dados para a sede, localizada em Brasília (DF). A sede, por sua vez, processa as informações e encaminha por satélite para todo o mundo.

O uso da tecnologia confere rapidez, precisão e padrão à previsão (feita com os mesmos dados em todos os países), contribuindo para a distribuição de notícias confiáveis sobre a meteorologia.