ONG funda casa transitória para moradores de rua

Texto: Maria Eduarda Rodrigues • Imagem: Pixabay 27/FEV/20 Grande Méier
A organização não governamental (ONG) Casa Social de Cáritas vai abrir em março, no Engenho Novo, seu novo projeto ligado à pessoas em situação de rua: a Casa Transitória Fabiano. Idealizada desde o ano passado com a ajuda de um projeto de financiamento coletivo, a Casa pretende abrigar, oferecer refeições, acompanhamento social, atendimento psicológico e oficinas profissionalizantes aos moradores de rua da região. Segundo a instituição, este é o primeiro projeto deste tipo no estado.

Além de atividades socioeducativas e culturais, o projeto conta também com uma cozinha sustentável que otimiza o consumo de alimentos, minimizando os efeitos da fome e evitando o desperdício. ”[Os moradores] receberão todo o apoio necessário para a sua ressocialização, capacitando e profissionalizando essas pessoas para sua reinserção ao mercado de trabalho”, afirma Layrton Vargas, idealizador do projeto e presidente da Casa Social de Cáritas.

Localizado na rua Vinte e Quatro de Maio, número 911, o espaço de quatro andares atenderá, inicialmente, 50 pessoas por mês. A expectativa da ONG é de, futuramente, atender mais de mil pessoas em vulnerabilidade social.