São Januário tem uma cápsula do tempo enterrada

Texto: Juliana Macedo • Foto: montagem / AJ Chaves 21/SET/2022 Esportes
O Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1927. Construído por sócios e torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama, a colina histórica é a representatividade de luta contra o preconceito e palco de diversos momentos históricos do país, como o discurso do presidente Getúlio Vargas, desfiles de escolas de samba e jogos da seleção.

A cápsula do tempo foi enterrada na inauguração da pedra fundamental de São Januário, em 1926, que deu o início oficial das obras do estádio. Na nova sala de troféus do clube, o chamado “Espaço Experiência”, há uma foto dessa inauguração e, consequentemente, do momento em que a cápsula foi enterrada. Baseada nessa imagem, o Centro de Pesquisas do Vasco tem feito um estudo para tentar encontrar o local exato do objeto – acredita-se que ele está no campo, perto das cadeiras sociais.

Historiadores do clube acreditam que a cápsula tenha jornais e moedas da época, uma camisa que o Vasco usava naquele ano e outras coisas marcantes que só serão descobertas quando a cápsula for desenterrada. A ideia do clube é desenterrar a caixa quando o estádio completar 100 anos, em 2027.