Brasil deixa de atingir mais uma vez meta no Ideb

Texto: Joyce Oliveira • Foto: Pixabay 18/SET/2020 Educação
No dia 15 de setembro foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2019. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Brasil não alcançou a meta estipulada para o ensino médio, mas mostrou melhoras no ensino fundamental.

As escolas públicas de ensino médio do estado do Rio de Janeiro tiveram mais uma vez fraco desempenho – média de 3,5 pontos. O resultado colocou o Rio em 20° lugar no ranking que avalia o conhecimento dos alunos em português e matemática entre as 27 unidades federativas do país. A meta para a próxima avaliação, em 2022, é bater 6 pontos e colocar as escolas da cidade maravilhosa no padrão dos países desenvolvidos.

Os estados de Goiás (4,7 pontos) e Espírito Santo (4,6) obtiveram os melhores resultados entre as escolas públicas de ensino médio, superando a média estipulada de 4,5. Especialistas explicam que a média alcançada é devida às iniciativas implantadas pelos estados: expansão do ensino integral, currículo que desenvolve o emocional, processo seletivo para escolha de gestores (e não por nomeação política) e ainda investimentos em infraestrutura.

Em relação ao ensino fundamental público, que no estado do RJ é de competência das prefeituras, a maioria das cidades não atingiu as metas projetadas pelo MEC. Do 1° ao 5° ano, a nota do Ideb na rede municipal da cidade do Rio foi de 5,8 pontos, abaixo da meta de 6,1 e apenas um décimo acima da média de 2017. Já os alunos do 6° ao 9° ano na capital ficaram com 4,9 pontos, abaixo da meta de 5,5.