Mercadão de Madureira adota medida ecológica

Texto: Josiane Tavares • Foto: Divulgação / Vento Sul Engenharia 12/MAR/2020 Meio ambiente
Tombado como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio desde 2018, o Mercadão de Madureira, centro comercial de referência na Zona Norte, instalou painéis de teto solar em todo seu estabelecimento. A ideia é fazer com que o espaço esteja cada vez mais envolvido em medidas ecologicamente corretas.

A função das placas é gerar energia através do sol, por meio de partículas da luz solar (fótons) que atingem a célula, e causam a movimentação dos elétrons, gerando uma corrente elétrica. Ao todo, são 1.759 placas solares em uma área com potência para projetar 677.215 quilowatt pico (kWp). O investimento de cerca de R$ 3 milhões pode gerar, em 25 anos, um retorno econômico de aproximadamente R$ 60 milhões.

“É possível ter lucro sendo ecologicamente correto. Quando se fala de meio ambiente, as empresas já pensam no gasto, mas eu já vejo como economia", afirmou o síndico e vice-presidente do Mercadão, Antônio Tanque, em entrevista ao site Diário do Rio.

A iniciativa sustentável não é a primeira oferecida pelo espaço, que já promove um trabalho de reaproveitamento de água da chuva - que lhe valeu o prêmio de Mérito Ambiental do Museu Histórico do Exército -, além de coleta seletiva, tratamento de esgoto e reuso de óleo de cozinha para produção de sabão.