Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Texto: João Victor Chagas • Imagem: kjpargeter / Freepik 14/SET/2022 Internacional
Mais longeva monarca da história britânica – passando 70 anos no trono –, a rainha Elizabeth II faleceu na quinta-feira (8/9) aos 96 anos de idade em sua residência de férias, no palácio de Balmoral, localizado na Escócia.

Em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, Elizabeth tornou-se rainha do Reino Unido, no dia em que seu pai, George VI, faleceu em decorrência de um câncer de pulmão – embora muito antes já o estivesse substituindo em eventos públicos, por conta da doença de seu pai e por ser a herdeira imediata do trono. À época, Winston Churchill era primeiro-ministro.

Recentemente, em junho de 2022, a monarca havia recebido um título único na história do Reino Unido: o Jubileu de Platina, que é uma homenagem por cumprir sete décadas de reinado.

Com o falecimento de Elizabeth II, o trono inglês foi ocupado por seu filho mais velho, Charles de Gales. Com a coroação, ele passou a ser Charles III, tornando-se o rei britânico aos 73 anos de idade. Através do Twitter oficial da Família Real, o mesmo soltou um comunicado sobre o falecimento de sua mãe: "A morte de minha querida mãe, vossa majestade rainha, é um momento de tristeza para mim e para todos os membros de minha família".