EUA vai suspender envio de verbas para OMS

Texto: Iury Luiz • Foto: Unsplash / Library of Congress 16/ABR/2020 Internacional
Após fazer duras críticas à Organização Mundial de Saúde (OMS) há uma semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (14) que o país vai suspender o envio de verbas para a instituição. Segundo o presidente, a organização lidou com a pandemia da Covid-19 de forma inadequada e não considerou a gravidade da ameaça, ainda em dezembro de 2019, quando já havia informações de que o vírus seria altamente transmissível de um indivíduo para o outro.

Em fevereiro, o governo dos Estados Unidos já havia solicitado uma redução nas contribuições financeiras para a OMS. O valor atual é de US$ 57,9 milhões, enquanto o orçamento anterior era de US$ 122,6 milhões. Mesmo com a redução orçamentária, o país ainda é o principal contribuinte financeiro da agência de saúde global.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lamentou a decisão dos EUA e disse ainda não ter a avaliação sobre os impactos do corte no orçamento da organização. Outras autoridades, como o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, também criticaram a decisão de Donald Trump.