Em evento, Lula afirma promessa com Amazônia

Texto: Dayane de Souza • Foto: Wikimedia Commons 16/NOV/2022 Meio ambiente
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou no Egito, na última segunda-feira (14), a convite do presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi. No evento “Carta da Amazônia - uma agenda comum para a transição climática”, relacionado à COP27, realizado nesta quarta-feira (16), Lula declarou que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para que a Amazônia seja sede da COP30, em 2025.

Em seu discurso, Lula reiterou que acha muito importante que a Cúpula do Clima de 2025 seja na Amazônia. “A Amazônia tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que são o estado da Amazonas e o estado do Pará”, afirmou Lula.

O presidente também ratificou seu compromisso de zerar o desmatamento e reforçou a importância que as pessoas que defendem o clima também defendam e conheçam de perto o que é aquela região. Lula também aproveitou o discurso para dizer que “o Brasil está de volta ao mundo”.

A agenda de Lula divulgada para esta quarta-feira (16) também prevê um encontro com representantes da sociedade civil e conta com a participação do presidente eleito no Fórum Internacional dos Povos Indígenas sobre Mudança Climática.