Em meio à pandemia, tecnologia reforça solidariedade

Texto: Celso Luiz • Foto: Rawpixel / Freepik 16/ABR/2020 Tecnologia
A tecnologia tem propiciado amparo para diversas pessoas nos tempos atuais de pandemia. Por meio de ferramentas, como vaquinhas virtuais, sites e aplicativos, é possível apoiar projetos e campanhas. Por isso, a internet é uma poderosa aliada para quem tem a disponibilidade de oferecer auxílio e uma fonte de esperança para quem necessita de recursos.

Sobram exemplos de bom uso dos meios tecnológicos atualmente disponíveis. A Central Única das Favelas (Cufa) conseguiu arrecadar mais de 420 mil reais por meio de um financiamento coletivo virtual, com o intuito de manter ativas as suas ações comunitárias.

Também chamado de crowdfunding, o método de arrecadar doações foi utilizado pelas organizações Maré Vive, Maré 0800 e AmarÉvê, oriundas do Complexo da Maré. O objetivo é angariar o dinheiro necessário para sustentar o trabalho de informar à população carente sobre os cuidados necessários no período de quarentena. A meta é atingir a quantia de 35 mil reais, valor que permitirá o custeio da comunicação comunitária pelos próximos quatro meses, no mínimo.

Já o aplicativo Quarentena Solidária foi desenvolvido com a função de cadastrar voluntários interessados em ajudar quem não está podendo sair de casa e precisa de suporte para tarefas básicas, como uma simples ida ao mercado ou farmácia.