Aquário japonês realiza festival por ligação de vídeo

Texto: Cássia Paiva • Foto: Unsplash 7/MAIO/2020 Internacional
O aquário Sumida, localizado no Japão, realizou um pedido inusitado em suas redes sociais: que as pessoas fizessem ligações de vídeo para o local. A razão é o fato de as enguias de jardim, que vivem no aquário, estarem deixando de se habituar com a presença humana. Por causa da pandemia da Covid-19 o aquário precisou ser fechado para visitações desde o início de março.

As enguias de jardim recebem esse nome pela forma com que se elevam juntas da areia. Animais desta espécie normalmente se mantêm escondidos, surgindo apenas para se alimentar de plâncton, por ser naturalmente cautelosos e sensíveis. Porém, as 300 enguias do aquário Sumida já haviam se acostumado com a presença humana. Segundo informações do aquário, com a falta de visitações elas estão se escondendo na areia ao notar os funcionários, assim dificultado o cuidados necessários prestados pelos cuidadores, devido a saúde sensível da espécie.

Para solucionar o problema, o chamado “festival de exibições de rostos” aconteceu do dia 3 até 5 de maio. Foram colocados cinco tablets em frente ao tanque, para as pessoas mostrarem seus rostos e falarem com os animais. Segundo uma mensagem de agradecimento na rede social do aquário, “foram realizadas mais de duas mil chamadas, do mundo todo, durante os três dias, e as enguias começaram a aparecer aos poucos”.