Amazônia registra maior número de queimadas em 15 anos

Texto: Carol Cardezo • Foto: Nilmar Lage / Greenpeace 21/SET/2020 Meio ambiente
De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de janeiro a agosto de 2022 foi registrado o maior número de desmatamento dos últimos 15 anos na Amazônia, tendo uma alta de 5.322% em relação ao ano de 2021. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) marcaram o mês de agosto com o maior índice de queimadas, com mais de 45 mil focos de incêndio.

A Amazônia é o grande umidificador do planeta, tendo como principal fonte de umidade o oceano Atlântico – os ventos empurram essa umidade para a floresta, que libera vapor de água para atmosfera. Mas atualmente a Amazônia está sendo alvo de diversas queimadas que liberam gás carbônico para o meio ambiente, o que preocupa voluntários e moradores da região.

Augusto Lopes, gerente de comunicação do Grupo Rede Amazônica, afirma que a realidade é bem mais assustadora do que a população vê na televisão, e que vivenciar tudo de perto é triste. Augusto aproveitou para fazer um apelo às pessoas que puderem se voluntariar para ajudar a Amazônia.

Manuela Ribas é voluntária do Grupo Rede Amazônica há 1 ano, e relatou que o trabalho é árduo, já que as queimadas são feitas em grandes proporções. Confessou que ser voluntária tem sido maravilhoso para seu crescimento pessoal, mas que gostaria que houvesse mais pessoas na função.