Espaço no Complexo da Penha vira ponto turístico

Texto: Amanda Botelho • Imagem: Reprodução Instagram / Konteiner 13/NOV/2020 Cultura / Turismo
O Centro Cultural Konteiner, localizado no alto da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, tornou-se oficialmente ponto turístico da cidade. No dia 8 de outubro o espaço recebeu a placa e inaugurou uma imagem de led do Cristo Redentor de braços abertos para a favela, com direito a queima de fogos. Além de sócios e convidados, um padre esteve presente para abençoar o evento.

Inaugurado em janeiro de 2019, o espaço é um projeto de nove contêineres que funciona como loja de roupa, barbearia, bar, restaurante e casa de shows. Diversas ações em prol da garantia de acesso aos moradores também são realizadas pelo Centro Cultural Konteiner, como a exibição de filmes para crianças da comunidade com o projeto Cinema no Morro, aulas de passinho, zumba, shows de stand-up comedy gratuito e aulas de luta através da iniciativa Abraço Campeão.

O local, que antes era um terreno abandonado, atualmente atrai olhares positivos para o Complexo da Penha. Além dos moradores da comunidade, o Konteiner recebe visitantes de diversas regiões da cidade interessados no entretenimento que o espaço oferece e uma vista inédita da Zona Norte do Rio.